Comecei a minha caminhada no ano de 2003 no Instituto Benjamin Constant onde fiz o meu primeiro curso de Braille. No mesmo ano comecei a prestar serviços de transcrição Braille na Divisão de Imprensa Braille do IBC onde fiquei por 6 anos. Nesse período, fiz diversos cursos e oficinas onde me especializei no assunto e desenvolvi uma série de trabalhos que foram direcionados tanto para a instituição quanto para o MEC através do PNLD.
Devido à minha predisposição natural para fazer desenhos e representações gráficas, comecei a pesquisar e experimentar novas maneiras de fazê-los no ambiente tátil.
No fim desse período, mais precisamente em meados de 2009, comecei a prestar consultoria, nos assuntos que tangem o Sistema Braille, para a Acessibilidade Brasil. Concomitantemente, junto com a Acessibilidade Brasil e o IBC, contribuí para a elaboração do programa MONET. O programa é uma importante ferramenta para a geração de gráficos táteis a serem usados na transcrição de textos para o sistema Braille.
No fim do ano de 2009, passei a prestar serviços para o IBC como designer gráfico, atuando na adaptação de material didático e apoio aos cursos de formação de professores e de transcrição oferecidos pela instituição. Nessa época fui contratado como consultor especialista pela OEI para atuar na adaptação de livros do PNLD 2009/2010/2011.
Atualmente, estou envolvido no PNLD 2011/2012/2013, mais precisamente dando suporte aos transcritores, monitorando suas atividades e fazendo a ponte entre os professores do IBC e o corpo técnico da DIB.
Todos esses anos de experiência e dedicação a este trabalho culminaram com meu interesse em desenvolver um trabalho mais cientifico voltado para confecção de gráficos táteis.
Sou aluno do curso de pós-graduação "Educação Especial na Perspectiva da educação Inclusiva" na UERJ desde meados de 2011 onde tive contato com diversos profissionais de outras áreas, mas todos dentro da Educação Especial e/ou Inclusiva.
Espero que com esse espaço possa ajudar as pessoas que, assim como eu, trabalham para pluralizar a educação.
Segue abaixo alguns links úteis para transcrição Braille:
Braille Fácil 3.4
MONET
Vídeo institucional do IBC sobre a produção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário